sábado, 9 de outubro de 2010

Um homem ama (?)


Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. Um homem ama. (...) Já estou farta de tentar integrar isso na minha mente e continua a não caber cá dentro. Como é que um homem, no seu perfeito juízo, consegue entrar no coração de uma mulher, desfazê-lo e depois... deitá-lo fora? É só isso que não compreendo. O ditado diz - "Quem não deve, não teme." Se as pessoas acham que não devem, então que temem elas? E é a partir daí que não entra...


"Se o homem ama, então porque trai? Porque ignora? Porque subestima? Porque... finge?  (...)" 

O homem é um puzzle, uma caixa fechada que não demonstra sentimento algum por quem sente ou pelo que sente. Ou até mesmo o que sente. O homem não dá valor ao amor num todo, isto generalizando, e dando asas à pouca cultura que o homem provoca nas mulheres. É complicado amar, mas ama-se... e um homem sabe amar. E não estou a falar apenas de um homem, estou a falar de vários. Outros, outros são completamente diferentes do que eu vou pronunciar. Um homem... ama. 

(...) Todos os dias tento compreender o porquê de olharmos para trás para tentarmos perceber o que aconteceu. Penso que não foi uma farsa, mas também penso que foi demasiado intenso para ser verdade. É por isso que todos os sinais que sinto se tornam tão importantes para perceber se posso amar ou não. Um amo-te nunca se diz em vão, um gosto de ti não aparece do nada, mas aparece  do sentimento que cresce entre duas pessoas que possam estar a falar a verdade ou simplesmente a mentir. Mas será que nós, pessoas que amamos, sabemos distinguir o que é mentir num "amo-te" ou dizer a verdade sobre o que se sente? É por isso que se trai, e é por isso que nos sentimos inúteis quando aquilo que mais queríamos no momento se desmorona. 

Será que consegues perceber onde quero chegar? É simples. Quem nada ficou a dever, nada tem a temer. É por isso que não te compreendo, e sinceramente não quero compreender pois tudo o que nessa cabeça passa, é simplesmente desgastante. Consegues parar nem que sejam só cinco minutos e perceber que nem tudo gira à tua volta? Que se calhar a vida que deixaste para trás era a vida que te ia fazer realmente feliz? Pois bem (...) já é tarde. 

E aqui, não me refiro unicamente a mim, nem a um único homem. Refiro-nos a todos, que sempre pensamos que o amanhã vai ser diferente. Admiro os homens que amam uma mulher só, que lutam por ela e que dariam tudo por ela nem que fosse só para vê-la sorrir. É lógico que há homens que amam, e que sentem esse amor, não têm medo de admitir... mas há outros. Outros que passam pelo seu passado e viram-lhes as costas, ignoram, e ainda têm a lata de humilhar. Olham como se nada fosse, mas nem são capaz de dar a cara, nem de dizer uma única palavra. 


É por isso que não amo. Porque para mim... até prova do contrário, são todos iguais. E tu, que estás a ler este texto... por favor, não faças a mulher que amas sofrer. Tal como nós tentamos e também sabemos (nós, mulheres) que fazemos sofrer. Refiro-me a alguns homens de quem já tive exemplos, deixem de ser umas crianças mimadas, enfrentem as situações como homens grande e não como machos. Acordem para a vida, porque há sempre uma mulher que vos ama e vocês nem dão valor. É isso que custa. 

"E um à parte que gostava de fazer, para alguém que já amei e agora passa por mim e não é capaz de dar a cara. A coragem falta não é? Essas atitudes só fazem que ainda o deteste mais, e que tenha nojo de olhar para a cara dele. Para não falar, das coisas que vou descobrindo ao longo do tempo, que para além de me magoarem também me revoltam. Eu sei, que tu nunca vais querer falar como homem grande, então se é assim, fica com a tua pouca dignidade enquanto eu tenho a minha grande, aproveita a vida a viver assim e um dia vais bater com a cabeça na parede. Lembra-te que em toda a tua vida o que viveste foram farsas e percebe que nunca vais conseguir ultrapassar essa barreira. Deixa de ser cobarde e enfrenta-me. Não suporto saber as coisas pela boca dos outros... se é que me percebes. Cresce! E aparece! Deixa-te disso e age como homem grande, porque assim, e à muito tempo que isto se desenrola... tu vais morrendo para mim. Aliás, tu já morreste para mim... à muito tempo. (...)"

4 comentários:

  1. um homem ama sim ohhhhh minha inezinha *.*. mas nao o sabe demonstrar, ou entao tem medo de parecer "fraco, estupido, lamexas" entao so faz merda como a maioria (para nao falar 100% claro). Logo como pensam que nunca vao perder alguem so fazem porcaria, mas as vezes o tiro sai pela culatra, e para parecerem mt melhores e grandes homens nao estimam o que têm e depois da na merda de pessoas que sao, algumas continuam assim, outras depois de verem o que perderam crescem e entao começam a ver os erros a ver que talvez fosse melhor doutra maneira, e no final de tudo começam a sentir a falta do que um dia foi perfeito, ou pelo menos se fazia por ser :S.
    Bom e para acabar em grande estilo toma la:
    Um homem ama
    Mas por vezes nao estima
    Um homem perde
    E depois xoraminga

    PS: eu amo.te m.a ^.^

    ResponderEliminar
  2. Ainda só vi a minha stora de história com uma xD

    ResponderEliminar
  3. OMG! Ainda só li metada do teu texto e já tive necessidade de comentar. É que é simplesmente o que eu sinto (ou sentia) woow :3
    Vim agradecer o comentário que deixaste no meu blog, mil obrigadas pela compreensão! Que às vezes as pessoas não entendem que passamos por momentos dificeis e que estamos mal. Mas tudo passou e agora é mesmo isso que faço: vivo cada momento como o ultimo. E se me sentir mais em baixo olho para trás e vejo o que se passou e sigo em frente porque não tenho tempo a perder.
    E agora vou acabar de ler o teu texto ^^

    ResponderEliminar
  4. Consegues parar nem que sejam só cinco minutos e perceber que nem tudo gira à tua volta? Que se calhar a vida que deixaste para trás era a vida que te ia fazer realmente feliz? Pois bem (...) já é tarde.
    Já disse isto tantas vezes a um rapaz.. E percebo o teu texto na perfeição, sinto-o na pele. Cada palavra toca-me no coração porque foi (e é) a minha historia. De desconhecidos passamos a amigos, amigos a algo mais e a partir daí tudo se desmorona. Começamos a questionar nos se valeu a pena o esforço que fizemos para amar aquela pessoa que tanto parece gostar como nos odiar, darmos tudo por tudo para a ver feliz.
    Ficamos com uma grande revolta que quase ninguém consegue perceber. Mas eu, apesar de tudo ainda o amo. Espero que esta última parte não se aplique a ti porque é horrivel.
    Beijinhos e bom trabalho :)

    ResponderEliminar